Musica

PROJETO DE ARTE E CULTURA CLARA MUSICA

Desde 2003, o Projeto Clara Música transforma a vida de crianças e jovens através da música

A música acompanha o homem desde os seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. É através da música que conseguimos resgatar aspectos culturais da nossa região, seja da música popular, clássica ou indígena, fortalecendo a autoestima de quem aprende e ampliando também os vínculos familiares dos alunos inseridos no projeto. Consciente de que o acesso à cultura é um direito de todos, mas reservado a poucos, o objetivo do Projeto Clara Música é proporcionar cultura e lazer, através da música instrumental, às crianças e jovens das comunidades carentes da cidade de Caucaia e principalmente nas imediações da comunidade de Iparana.

O Projeto Clara Música tem um objetivo principal a capacitação musical e desenvolvimento pessoal, através de aulas de música instrumental e a formação de artistas multiplicadores da cultura, não só isso mais como também cidadãos críticos e solidários, capazes de transformar a própria realidade em que estão inseridos, além disso, o projeto contribui para eliminar o tempo ocioso dessas crianças e jovens.

O Projeto Clara Música tem capacidade para atender até 120 alunos, divididos em turmas para iniciantes e avançados, os naipes de instrumentos de sopro (flauta doce), cordas (violão, violino) e percussão (tambores, zabumba e triângulo), incluindo pessoas portadoras de necessidades especiais, tendo o seu público-alvo crianças e jovens, com faixa etária de 07a 26 anos.

Os alunos do projeto são preparados para realizaram apresentações em grupo em festividades culturais e sociais, promovidos pela instituição Lar de Clara e mediante convites de outras instituições. Esse é apenas um dos resultados positivos que alcançamos no decorrer do projeto, ressaltando que a maioria dos alunos eram iniciantes em instrumentos musicais e conseguiram, ao longo das aulas, avanços imensuráveis. Os alunos do Projeto Clara Música apresentaram-se diversos eventos.

Inscrições: As aulas ocorrem três vezes na semana (segunda, quarta e sexta-feira) nos turnos manhã e tarde, respeitando o horário das aulas escolares. Para participar do Projeto Clara Música o responsável deve procurar a sede da instituição, portando xérox dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou do RG (aluno e responsável), duas fotos 3×4, comprovante de residência e declaração escolar.