Quem Somos

Lar Beneficente Clara de Assis

O Lar Beneficente Clara de Assis é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que tem como objetivo assistir às crianças, adolescentes, idosos e gestantes pobres da comunidade carente de Iparana, em Caucaia, Ceará, nos mais variados setores como: EDUCAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO, SAÚDE, ESPORTE, CULTURA, LAZER e MORALIZAÇÃO DO SER (Educação do Caráter).

O Lar Beneficente Clara de Assis mais conhecido como simplesmente Lar de Clara é uma obra social da SOCIEDADE DE ESTUDOS ESPÍRITAS CASA DE FRANCISCO.

COMO TUDO COMEÇOU ATÉ OS DIAS ATUAIS

Tudo começou em Dezembro/1999, quando cerca de 30 voluntários (pessoas dos mais variados setores e de diversas formações profissionais) se reuniram e fundaram o Lar Beneficente Clara de Assis, que passou a apoiar uma comunidade carente composta em sua maioria pelos índios Tapebas, na Vila Guaié, na localidade de Iparana, no vizinho Município de Caucaia, sendo esta a maneira que estas pessoas escolheram para exercer sua Responsabilidade Social de forma mais significativa, e assim, as atividades de promoção social foram iniciadas sob as sombras das mangueiras e cajueiros no local.

Inicialmente foram elaborados os projetos arquitetônico e de instalação elétrica, hidráulica, sanitária e telefônica da sede do Lar de Clara e em seguida iniciada a construção em terreno de 2.628 m² recebido de doação, e com materiais resultantes também de doações através de campanhas realizadas.

  • Em Dezembro/1999, foi inaugurado o refeitório, cozinha, despensa, lavandeiria e banheiro.
  • Em Dezembro/2000, foi inaugurado o Setor de Saúde com ambulatório, consultório médico e consultório odontológico.
  • Em Dezembro/2001, foi inaugurada a escola com 6 salas de aulas, 2 banheiros, depósito e sala de reunião.

O resultado foi gratificante, pois hoje o Lar de Clara está com cerca da metade da obra concluída e atende a 350 famílias, compostas por cerca de 2.000 pessoas, das quais 500 são crianças. A Escola Clara de Assis alfabetiza crianças em dois turnos, os adolescentes têm oportunidade de fazer cursos profissionalizantes e amplia os horizontes de jovens e adultos através de alfabetização à noite.

O Lar de Clara desenvolve o senso ético de crianças; possibilita a laborterapia junto a idosos, promove palestras educativas para gestantes e adolescentes, proporcionando-lhes uma melhor qualidade de vida. O Lar de Clara serve diariamente cerca de 1.200 refeições à comunidade. Paralelamente, existe atendimento ambulatorial, médico e odontológico com ajuda de médicos, enfermeiros e dentistas voluntários.

O Lar Beneficente Clara de Assis dá oportunidade a todos os assistidos e proporciona também que eles tenham uma vida capaz de satisfazer às suas necessidades básicas de convivência social, de saúde, profissionalização e consciência dos seus direitos e deveres de cidadãos.