Nossos Projetos

Esporte

Projeto Atleta Nota 10

O Projeto Atleta Nota 10 tem como fundamentos promover socialmente a criança e adolescente através de seus diversificados tipos esportivos. Para conseguir um maior incentivo aos alunos, o projeto vem por meio de campeonatos, atividades externas, oficinas e palestras trazendo valores morais tais como: respeito, amizade, caridade e educação. O esporte tem sido uma das ferramentas de promoção social que o Lar de Clara tem utilizado com bastante sucesso e efetividade, onde jovens e crianças têm a oportunidade de praticar: futsal, vôlei, tênis, karatê e xadrez.

Em 21 de maio de 2016 tivemos a alegria de inaugurar a nossa Quadra de Esportes, coberta e com nova iluminação, com a presença do grande tenista Guga. Essa infraestrutura tem nos oportunizado beneficiar a muito mais jovens e crianças, retirando-os da situação de risco e da vulnerabilidade social.
Através do Projeto Atleta Nota 10, os jovens e crianças aprendem a ganhar e a perder, trabalhar em equipe; disciplina, respeito às regras, aos adversários e ao juiz, além de estarem praticando uma atividade que faz bem ao corpo e à alma, recebendo também ensinamentos de valores morais, que lhes serão úteis durante todas as suas vidas PROJETO ATLETA NOTA 10.

ATIVIDDES:

Xadrez:

Na modalidade de xadrez contamos com 60 alunos com a faixa etária de 5 a 14 anos. O xadrez desenvolve habilidades como memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões, tem como o objetivo principal em desenvolver o cognitivo das crianças no ambiente escolar.

Karatê:

Na modalidade do Karatê contamos com 72 crianças nas faixas etária a partir de 6 anos divido em 4 turmas. O Karatê é uma arte marcial que desenvolve a parte emocional, mental e intelectual sendo um esporte que traz benefícios para o desenvolvimento geral da criança. Tem como uns dos principais objetivos trabalhar o comportamento, a socialização, o respeito, a disciplina e o companheirismo que motiva uma boa convivência em qualquer ambiente.

Futsal:

Formado pela grande maioria dos atletas as turmas de futsal estão em pleno funcionamento com 6 turmas cada uma com 20 atletas. O Futsal Trabalha tanto os aspectos físicos quanto sociais, psicológicos motores e cognitivos. É trabalhado juntos com a regras do futsal as regras de bom comportamento e respeito com seu adversário.

Tênis:

Na modalidade do tênis contamos com 28 crianças da faixa etária de 6 a 8 anos. A prática do tênis é uma grande ferramenta transformadora, que trabalha o respeito, disciplina, cognição e valores universais, de forma didática, ajudando a desenvolver uma formação educacional e social das crianças.

– Modalidade com parceria com GOVERNO FEDERAL.
As outras modalidades são mantidas por doações da sociedade civil.
Público Alvo: Famílias em situação de risco social, residentes na comunidade de Guaié e adjacências no município de Caucaia. Faixa etária: 04 anos a maior idade.

Educação

Projeto Escola de Inclusão Digital.

NÚCLEO EDUCACIONAL
O Núcleo educacional trabalhando com parceria da Secretaria de Educação de Caucaia, que muito tem contribuído para a realização de um bom trabalho com nossas crianças das turmas de educação infantil. Contamos com uma boa equipe de educadores da educação infantil e ensino fundamental, que durante todo o ano interagiram com as crianças no ensino aprendizagem.
As Educadoras participam de formações e de planejamentos onde é abordados assuntos relacionados ao bom desempenho das atividades. Nestas reuniões é repassadas orientações de planejamentos didáticos e formas de como trabalhar com as crianças com um perfil transformador.
Os Planejamentos são realizados mensalmente, assim permitiram entrelaçar as múltiplas possibilidades interativas com as diferentes áreas do conhecimento além de contribuir com à formação integral, fazendo de cada encontro um espaço para o enriquecimento mútuo, para a oportunidade e aprendizagem diária dos discentes. Nas propostas de planejamento, os educadores buscam envolver várias estratégias de jogos, musicalização, cotação de histórias com o lançamento do projeto Ondas da Leitura e muito dinamismo nas atividades festivas, encontros, festa dos aniversariantes do mês, e festividades diversas.

ATIVIDADES:

Projetos que são trabalhados:
• Por um mundo mais amoroso (projeto que trabalhava valores morais com as crianças)
• Projeto nas ondas da leitura (projeto que viabiliza o incentivo a pratica da leitura).
• Projeto Luz do Saber (projeto que busca incluir crianças no mundo digital através de programas educativos).
As crianças também desenvolveram atividades extracurriculares como:
• Dia dos pais
• Dia da independência
• Dia das crianças
• Natal / 18 anos do Lar de Clara

Público Alvo: Famílias em situação de risco social, residentes na comunidade de Guaié e adjacências no município de Caucaia. Faixa etária: 02 anos a 08 anos der idade.
Parceria com a SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE CAUCAIA.

Cultura

Projeto Arte e Cultura Claara

O Projeto Clara Música é um Projeto de música local/municipal, criado para atender crianças e jovens da comunidade Guaié-Iparana no município de Caucaia. As aulas de música é uma das possibilidades de  mudança da realidade de muitas crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, numa perspectiva de construção de valores que ao ser executada por instrumentistas, aguçará a sensibilidade daqueles que tem contato com ela, principalmente de quem toca, fortalecendo uma relação de interação entre todos, aumentando a capacidade de concentração, aprendendo a ouvir o regente desenvolvendo o senso de sociedade, coletividade e cooperação. ATIVIDADES: O Projeto de Arte e Cultura Clara Música são formados por vários naipes musicais, onde temos: • Violino: 14 Beneficiários • Flauta soprano: 40 Beneficiários • Flauta contralto: 8 Beneficiários • Flauta tenor: 5 Beneficiários • Flauta Baixo: 3 Beneficiários • Violão : 15 Beneficiários • Coral Infantil : 30 • Percussão: 15 • Total de Beneficiários : 116 Projeto mantido por doações da sociedade civil. Público Alvo: Famílias em situação de risco social, residentes na comunidade de Guaié e adjacências no município de Caucaia. Faixa etária: 04 anos a maior idade.

Saúde

Projeto Escola de Inclusão Digital.

ROGRAMA SAÚDE –DR. ADOLFO BEZERRA DE MENEZES.
A proposta dos Atendimentos é poder contribuir com a comunidade dando acesso a saúde de qualidade com acompanhamento preventivo e emergencial.

Atividades:
◦ Atendimento emergencial e preventivo de forma sistemática.
◦ Distribuição Gratuita de medicamentos (mantida por doadores diversos.) pelos próprios profissionais.
◦ Periodicidade: Todas as sexta – feiras 08h00minh às 10h45minh e sábado de 15 em 15 dias.

 Especialidades:
• Pediatria
• Dermatologia
• Psicologia
• Odontologia
• Acupuntura
• Ultrassom
O projeto é mantido com recurso e apoio de voluntários.

Profissionalizante

Projeto Escola de Inclusão Digital.

PROJETO DE PROFISSIONALIZAÇÃO

Desenvolver atividades de promoção humana e gestos de solidariedade para com a população em situação de risco social, com vistas à melhoria da qualidade de vida e à construção de uma sociedade mais justa e fraterna.  Trata-se de um Projeto profissionalizante que envolve: Iniciação empreendedora, Qualificação e acompanhamento social em  fase produtiva, contribuindo para autonomia financeira e inclusão no mercado de trabalho.

Atividades:
Projeto de Corte e Costura Retalhos de Luz
Projeto de Informática de profissionalização- Em parceria com instituto AÇO CEARENSE.
Projeto de panificação- Curso com Parceria JUIZADO DE PEQUENAS CAUSAS DE CAUCAIA.
Projeto de Estética e beleza (Maquiagem, cabelereiro, manicure e etc.).

Público Alvo: Famílias em situação de risco social, residentes na comunidade de Guaié e adjacências no município de Caucaia. Faixa etária: 16 anos à maior idade.
Os outros seguimentos são mantidos por doações da sociedade civil.

Fechar Menu